“Seu João está dormindo! Não acorda não…”

Um trocadilho mais do que propício, nessa época do ano. Canjica, milho, pipoca, cuscuz, bandeirolas, balões… Chegou e passou tão rápido o mês das festas juninas. E a LIAHM participou de duas intervenções, uma na APAE Colatina, no dia 11 de Junho ,na qual as crianças que são acompanhadas pela instituição participaram do famoso Arraiá dos APAExonados  e também realizaram outras apresentações artísticas. Nesse dia o sentimento despertado em nós foi de que a inclusão vai muito além de “tornar normal”, afinal de contas acreditamos que esse não seja o conceito, incluir é capacitar o indivíduo a exercer suas atividades laborais dentro de suas condições e limites.

Já no dia 24/06 foi o dia do Lar Pai Abrãao receber a nossa visita. Com o objetivo de tornar os idosos participantes de uma festa junina, a Liga Acadêmica de Humanidades Médica, juntamente com a Liga de Geriatria e Gerontologia e os participantes do projeto Anjos da Esperança levaram bandeirolas e balões para decorar o pátio onde os idosos ficam durante a tarde, levaram um lanche para compartilhar com eles, além de uma boa música para compor a nossa festa. O sentimento que ficou foi o constrangimento diante da possibilidade de fazer mais por aquele grupo que reside na instituição. Um dos idosos agradeceu com lágrimas nos olhos dizendo que: “ a visita de vocês me torna gente, outra vez…” Outra idosa reforçou bastante a necessidade do nosso retorno ali na casa asilar, e o pedido para não esquecer deles.

Será que o discurso de não acordar seu João, ainda é válido? Diante de toda a vivência, fica a necessidade de oferecer cuidado e atenção à essa população que ao mesmo tempo que é amparada, vive isolada do convívio social.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s