Um abraço fala mais do que mil palavras…

 

 

Tensão, ansiedade, medo, ou até mesmo o famoso ”branco” na somatória de fatores que envolvem a prova do vestibular necessitavam de um antídoto que revertesse esse quadro.

Tendo em vista a ausência de um acolhimento nos anos em que prestaram o vestibular,5 acadêmicos de Medicina do Centro Universitário do ES-UNESC,localizado na cidade Colatina-ES no ano de 2014 decidiram se espelhar em ”Juan Mann” e oferecer abraços grátis sem esperar na da em troca.

Essa ação gerou processos intrínsecos de forma precoce, na humanização de futuros acadêmicos. O choque de realidades entre o medievalismo do trote e o ato de humanidade em acolher,abraçar e gerar conforto e segurança,não só para os vestibulandos,mas também para seus pais e acompanhantes que ali estavam torcendo e vivendo esse momento junto com eles.

E esses abraços perpetuaram, após essa intervenção os acadêmicos foram convidados a escreverem um relato de experiência acerca dessa intervenção, o qual foi apresentado pela acadêmica do 10º período de Medicina Pâmela Dias no I Seminário de Humanidades Médicas da UFES/III Seminário de Humanidades Médicas do UNESC. Alguns pontos importantes destacados pela acadêmica foram:

” Os frutos foram gerados. Não imaginava a proporção que uma simples ação teria na vida daqueles futuros acadêmicos,que hoje são acadêmicos e querem retribuir esse ato,perpetuando o projeto.”

” A importância da humanização precoce de acadêmicos,visa a romper paradigmas impostos na formação médica. Olhar o paciente de maneira holística desde o princípio, é uma das chaves para que o médico do futuro seja mais humano. Ele deixará de olhar apenas a doença, e passará a entender e acompanhar o processo de adoecimento.”

Mais importante do que a escrita,ou a letra, no abraço aqueles futuros acadêmicos conseguiram enxergar que:

” Abraçar é dizer com as mãos o que a boca não consegue,porque nem sempre existe palavra para dizer tudo.” (Mário Quintana)

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s